Ph.D. Ariosvaldo Vieira da Silva


Ph.D em Tecnologia Educacional na American World University -USA, Doutor em Tecnologia Educacional, Doutorado em Medicina (Ph.D.) pela Université Libre Des Sciences De l”Homme de Paris, Mestrado em Comunicação UFRJ. Professor  da  Universidade Federal Fluminense – UFFF. Foi Coordenador e Professor  na Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, Coordenador  do  curso  de  Pós-Graduação  na  Sociedade  de Ensino Superior Augusto Motta. Membro das bancas examinadoras para admissão aos Cursos de Mestrado UFRJ. Membro do Conselho Editorial de CEUMA Perspectivas, revista semestral de Ciência, Cultura e Educação, do Centro de Ensino Unificado do Maranhão, da  Comissão  de  Examinadores  para  a América Latina Université Libre Des Sciences De  L’Homme De Paris e Membro  da  Comissão  de  Examinadores  para  a América Latina da Wisconsin International University e Yorkuniversity.us.





Dr. Adailton Magalhães Lima


Doutorando em Ciência da Computação e Mestre em Engenharia de Software, é professor de Engenharia de Software na UFPA desde 2011 e também empreendedor. Tem experiência no lançamento e desenvolvimento de novos negócios baseados em Software, e possui publicações científicas na área de empreendedorismo e startups relatando estudos de caso da aplicação de metodologias como Lean Startups e Design Thinking em projetos de Engenharia de Software. Realizou em junho de 2015 curso sobre Estratégias para criação de Plataformas de Software no MIT Sloan Executive Education/EUA.


Dr. Amaury Braga Dantas

Médico e diretor Administrativo da Sicredi Belém.  Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2007). É Especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Francisco (1994). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1984). Atualmente é assessor da vice-reitoria da Universidade Federal do Pará e professor. Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente no seguinte tema: educação e saúde. Foi membro do Conselho Consultivo da Sociedade Médico Cirúrgica do Pará. No triênio 2005/2008.É Coordenador do Programa Multicampesaúde da UFPA.



Dr. Anderson Roberto Pires e Silva


Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-graduação Lato sensu em Controladoria e Contabilidade pela FEAPA, em Docência do Ensino Superior pelo CESUPA. MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito da Amazônia e Desenvolvimento Regional pelo NAEA/UFPA. Diretor, Professor e pesquisador da Faculdade de Ciências Contábeis da UFPA. Tem muitas produções técnicas incluindo Parecer ad hoc para Revista Ambiente Contábil e Parecer ad hoc ASAA Journal-Advances in Scientific and Applied Accounting.


Ms. Andreos Leite

 

Engenheiro Agrônomo, com mestrado em Agronomia. Diretor de estratégia e relacionamento da Nós Soluções Sustentáveis. Experiência em cooperativismo e economia solidária no ramo agropecuário. Atuou como gerente de Estado pela Secretaria de Agricultura do Estado do Pará – SAGRI. Pesquisador nível A - CNPq em projeto de extensão financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP. Coordenador de projetos junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Pará – OCB/PA, ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará – Sescoop/PA e ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.


Ph.D. Arlete Meneguette


Engenheira Cartógrafa pela Unesp (1977-1982), PhD em Fotogrametria pela Universidade de Londres (1983-1987),  Especialista em Avaliação   pela Cátedra Unesco de EAD da UnB (1997-1999),  Livre-docente em Cartografia pela Unesp (2001). Professora Adjunto do Departamento de Cartografia da Unesp (desde 1987). Voluntária no Google Maps (desde 2010), Líder do Grupo de Educadores Google (desde 2014). Cursando MBA em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2016/2017)




Dr. Augusto Cesar Rodrigues Peres


Doutorando em Biomateriais do Proderma UFPA, Mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Pará na área de Patologia, Especialista em Radiologia e Imaginologia pela UFPA, Ortopedia Funcional do Pará e Odontotopediatra pela ESAMAZ. Graduado em Odontologia pela UFPA (1991) e em Psicologia pela UNAMA (2012). Professor substituto da UFPA nas disciplinas Clínica Odontológica III, Recapitulação e aprofundamento das Ciências Básica com ênfase em Farmacologia e Metodologia Científica, e titular da ESAMAZ nas disciplinas Farmacologia, Diagnóstico Bucal Integrado, Estomatologia e Psicologia aplicada a Odontologia, e Pesquisador em Cirurgia Experimental da UEPA. Tem experiência na área de Clinica Odontologia e cirurgia experimental, com ênfase em Diagnostico e Farmacologia, atuando principalmente em pesquisas cientificas em laboratórios experimentais nos seguintes temas: copaíba, traumatismo dental, radiologia, diagnostico, implantodontia e odontopediatria.

 


Dra. Carmem Lúcia Gomes Botelho


Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará – Diretora do Centro de Recuperação Feminino (CRF). Formada em Direito pela UNAMA. Idealizadora da Coostafe (é a primeira cooperativa do Brasil formada exclusivamente por mulheres presas.), recebeu Menção Honrosa na categoria especial do XI Prêmio Innovare na categoria “Por um Sistema Prisional Justo e Eficaz”. Palestrante atuante.


Dr. Edson Adriano Avelar


Doutor em Ciências da Computação, Engenheiro da Computação formado pela Universidade Federal do Pará, com Mestrado em Ciências da Computação pelo CIn/UFPE. Já realizou pesquisas com Protocolos de Mobilidade, Protocolos Multihoming, Redes Metro-Ethernet, Redes de Sensores e Internet das Coisas. Já trabalhou com entidades como RNP e Ericsson. Atualmente é Professor e Pesquisador nas áreas de redes virtuais e infraestrutura para Cidades Inteligentes. Apresentou Uma Proposta para Gerenciamento de Mobilidades em Redes Definidas por Software no XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, At Maceió-Al.



Ernandes Raiol da Silva (Diretor presidente OCB-SESCOOP-PA)


Atua no cooperativismo há mais de 20 anos. Atualmente exerce o cargo de Presidente do SESCOOP-PA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará) e da OCB - PA (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará), membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE-PA, Conselheiro Fiscal Titular do Observatório Social de Belém e Conselheiro Fiscal Titular da FECOOP Norte (Federação do Sindicato das Cooperativas da Região Norte).



PhD. Eli siqueira Alves

Atua no Ministério da Ciência e Tecnologia. Inovação e Educação - Brasília e no Ministério do Meio Ambiente e Amazônia. Universidade de Brasília, Reitoria, Decanato de Extensão/ Campus Darcy Ribeiro UNB. Estágio de Pós doc no MIT/ Europa. PhD. Université de Marseille lll e ULSc de Paris na França. MSc. UFAM - Engenharia Ambiental DEA na 3UM lll e estudos prospectivos na Universidade de Moscou e São Petersburgo - Academia de Ciência da Rússia. Especialista em Educação e Tecnologia - CEFET. Rio de Janeiro, Graduação: Administração UFRRJ e Engenharia de Produção/UTAM.


Dr. Emanoel O´de Almeida Filho


Presidente da FEAPAES-PA, Presidente da APAE Belém, Graduado em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Estado (CESEP), atual Universidade da Amazônia (UNAMA); Advogado e procurador jurídico da Câmara Municipal de Belém; Pós-graduado em Direito Administrativo e Administração Pública pela UNAMA em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA); Membro do Conselho de Administração da Federação Nacional das Apaes (FENAPAES); Ex-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos de Pessoas com Deficiências e Idosos da OAB/PA.

Ms. Fabio Teixeira


Coordenador de Recursos Materiais e Patrimoniais do Banco Central do Brasil. Mestrado em Ciência da Informação, Transferência da Informação pela UNB- Universidade de Brasília. Analista de TI por formação na Universidade Federal do Pará, Pós-Graduação Lato – Senso em Sistemas de Informação, Internet Banking, Pós-Graduação Lato-Senso em Engenharia de Projetos em Sistemas de Informação pelo Instituto Cientifico de Ensino Superior e Pesquisa. Palestrante atuante,participou de vários congressos, incluindo o Internacional Comunicación 3.0, Salamanca/Espanha Universidad de Salamanca. Tem muitas Produções Técnicas incluindo “ Competência Informacional em tempos de web”.

                                                                     


Esp. Fabiano Oliveira


Bacharel em Ciências Contábeis, formado pela Universidade Federal do Pará em 2003 e titulado Contador pelo Conselho Federal de Contabilidade. Especialista em Gestão e Tributação de Cooperativas de todos os ramos. Consultor Credenciado do Sebrae/PA. Presidente da Amazon Focus, é sócio-diretor da Audcont, escritório de contabilidade especializado em escrituração contábil, tributação, departamento de pessoal, registros societários e auditoria contábil para empresas e cooperativas optantes pelo Simples Nacional, Lucro Presumido e/ou Lucro Real. Além das especialidades acima, a Audcont também é especializada em contabilidade de instituições filantrópicas.



Ms. Flávio Pinto


Professor Pesquisador na Área de Tecnologia Educacional -Inteceleri- Regional Google, Mestre em Físico - Química na Linha de Pesquisa de Química Teórica e Computacional- UFPA, Pós-Graduando em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação-UCAMPROMINAS. Graduado em Química Licenciatura UFPA e Bacharelado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Santo Amaro- SP. Facilitador em Marketing Pessoal, com socialização para o corpo docente do colégio, com a intenção de valorização do Profissional da área, Facilitador em Estudo das Competências e Habilidades para o Processo do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, Facilitador na Formação de Professores para o uso das Ferramentas da Plataforma Google for Education.



Dr. Ivan Hitoshi Saiki (Diretor Gerente da CAMTA)


Atualmente, a Camta conta com 200 cooperados, 2 mil pequenos produtores, programas de capacitação e outros projetos, que geram cerca de 10 mil empregos na região de Tomé-Açu. Segundo maior produtor de cacau no Brasil. Concentra a cultura cacaueira nas regiões do Baixo Tocantins, Sul e Sudeste, Transamazônica e Nordeste. Com um cacau de alta qualidade e uma produção que estimula o desenvolvimento socioambiental, a CAMTA é referência internacional em Sistema Agroflorestal (SAF) e também possui o título de “Cacau Fino”, cedido pelo festival em 2015. Para Ivan Saiki, o responsável e criador da CAMTA, o diferencial do mercado brasileiro está na preocupação com as questões sociais e ambientais. A cooperativa já exporta seus produtos para os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão e Argentina.


Esp. Ísis Margalho


Jornalista formada pela Universidade Federal do Pará, pós-graduada em Comunicação Institucional pelo Centro de Pós-Graduação (Cpós), Gestão Empresarial e Negócios pelo Instituto Nacional de Educação e Extensão e sócia da Agência Public Comunicação Integrada. Atua na Comunicação do Sistema OCB-PA (Sindicato e Organização da Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará) e do Concurso Comida di Buteco.

 


Dr. João Roberto de Amorim Pinto


Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Estado do Pará (1994). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Garantia e controle de qualidade farmacêuticos, atuando principalmente no seguinte tema: ações em saúde. É Diretor - Presidente da Cooperativa de Farmacêuticos Independentes- COOFARMI.

MBA Jorge Moura Serra Júnior


Superintendente SESCOOP/ PA,  Profissional com Especialização em Desenvolvimento Regional e Gestão de Cooperativas de Crédito pela Universidade Federal do Estado do Pará - UFPA/NAEA (2008) e, Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Gestão de Cooperativas pela ESCOOP Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo-RS (2012/2013). Possui graduação em Administração pela FAMAZ - Faculdade Metropolitana da Amazônia (2013) e Curso Superior de Formação Especifica em Gestão Empresarial pela UNAMA Universidade da Amazônia (2008). Tem experiência profissional nas áreas da administração e cooperativismo, atuando em setores de treinamento e consultoria organizacional, desenvolvimento e elaboração de projetos.


Ms. Lorena Marques Avelar


Diretora e Proprietária da Escola SuperGeeks Belém. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Graduada em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Pará (2010). Já realizou pesquisas com sensores para Cidades Inteligentes (RNP) e Redes de Acesso em Malha sem Fio (Governo do Estado do Pará). Já atuou como Professora nas áreas de Engenharia de Software e Arquitetura de Computadores na Universidade Federal Rural da Amazônia. É responsável pela implantação da SuperGeeks em Belém do Pará. A SuperGeeks é a primeira, maior e melhor escola de programação e robótica para crianças e adolescentes.


Dr. Luis Blasques


Professor do IFPA, estando desde 2015 cedido ao Governo do Estado do Pará para exercer o cargo de Diretor de Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET). Graduado em Engenharia Elétrica, Mestrado e Doutorado em Sistemas de Energia Elétrica UFPA. É líder do Grupo de Estudos Estratégicos em Energia Elétrica - G4E / IFPA. Foi Primeiro Secretário e Primeiro Tesoureiro da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS). Tem livros e diversos trabalhos publicados em periódicos e em anais de eventos científicos. Revisor de periódicos nacionais e internacionais e consultor ad-hoc de instituições de fomento à pesquisa. Participa de projetos de pesquisa na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em energias renováveis e eficiência energética.



Esp. Marília Serrão


Professora Universitária e Consultora Organizacional na ESAMAZ e SESCOOP-PA, Administradora Pós graduada em Adm. de Recursos Humanos, Extensão em Mediação e Arbitragem pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem em convênio com o Conselho Federal de Administração e em Consultoria Organizacional pelo Conselho Regional de Administração do Pará, Gestão de Empreendimentos Cooperativistas pela OCB - PA. Atuou na Área de Segurança pública nos cursos de pós graduação em defesa social e cidadania, preparação de profissionais para atuação no CIOp - Pa. Coordenou o Curso de Administração da FEAPA, Implantou o Centro de Empreendedorismo da FEAPA (CEEPE/FEAPA). Atuou por mais de dez anos no SEBRAE PA, na área de treinamento e desenvolvimento Empresarial.


Karlene Vasconcelos


Engenheira Eletricista  e Bacharel Direito. Atuou na área de Operação de  Sistemas da Eletrobrás Eletronorte, como Gerente de Operaçao,  Coordenadora de Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001) do Centro de Operação de Sistema Elétrico de Transmissão do Pará e Auditora Interna ISO 9001 dos Sistemas de Gestão da Qualidade dos Centros de Operacão da Eletrobras Eletronorte. Cooperativista desde 1995: até 2015 no cargo de Presidente do Conselho e Diretora Executiva da Coooerativa de Crédito dos Empregados da Eletronorte - Eletrocred;  até 2016 como Diretora Executiva do Sicoob Eletrocred no processo de incorporacao de 7 cooperativas de crédito do Pará e transformação desta para a categoria Cooperativa de Credito de Livre Admissão Sicoob Unidas;  e atualmente como Pessoa de Apoio Estratégico - PAE do Sicoob Unidas para o desenvolvimento de atividades relacionadas com os projetos do Instituto Sicoob.

Profa. Kátia Santos


Presidente da Cooperativa CEAC

Dr. Raphael Sampaio Vale OAB/PA8.891


Advogado atualmente Presidente da COOBER- Cooperativa Brasileira de Energia Renovável, Membro Fundador ISM (Instituto Silvio Meira), Secretário Municipal da SEMAS, foi Conselheiro Estadual da OAB/PA (2010-2012), Membro da Comissão Nacional de Direito Ambiental – CONDA, da Ordem dos Advogados do Brasil (2010-2012). Diretor Tesoureiro da OAB, Seção Pará, Presidente da OAB Paragominas-PA, Chefe do Departamento Jurídico e Comércio Exterior-Agropalma, representou a OAB nas Conferências do Clima da ONU, Copenhagem / Dinamarca(COP-15) em 2009, em Cancún/México (COP-16) em 2010, em Durban / África do Sul (COP-17) em 2011, assim como na Conferência da ONU de Meio Ambiente RIO+20 em 2012. Ministrou palestras em várias cidades do Brasil sobre as relações jurídicas e as mudanças climáticas.



Dr. Walter Oliveira Jr.


CEO - Diretor de Negócios da empresa Inteceleri Tecnologia para Educação Ltda, (Parceira oficial da Google) empresa voltada para a criação de projetos, soluções e ferramentas que visam a melhorar a qualidade da educação brasileira. Doutor em Tecnologia, Graduado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela UFPA, Pós- graduação Lato Sensu em: Banco de Dados- UFPA, Gestão da Tecnologia da Informação- UFPA, Mestrado em Computação Aplicada -UFPA. Coordenador de TI FADESP/UFPA, desenvolveu projetos de redes lógicas metálicas e ópticas que fizeram parte da expansão da rede óptica da Albrás e Alunorte empresas da VALE e a rede lógica da distribuidora da Petrobrás no Maranhão. Desenvolveu inovações tecnológicas como a plataforma MATEMATICANDO composta por atividades neurolinguísticas, cromoterápicas e gameficação. Palestrante atuante na área tecnológica.



Dr. Zultonney Flavio Sampaio Velasco


Doutorando em Ciência da Educação pela UFCH-ARG, Mestrado em Administração Foco em Gestão pela FEAD- MG, Pós- graduação Lato Sensu em: Psicopedagogia Institucional e Clínica- ISEPRO-PI, Docência do Ensino Superior - UNASP- SP, Educação Matemática - UEPA-PA, Graduado em Matemática Licenciatura Plena pela UEPA-PA. Atuante como Professor titular do Instituto Adventista Grão Pará desde 1995, Escola Superior Madre Celeste- ESMAC desde 2003, Faculdade Mauricio de Nassau desde 2014. Ministrante de Cursos de Atualização e Capacitação- EGPA, Palestrante atuante na Área de Gestão Empresarial e Educacional, Palestrou no Educar 2014, 2015, 2017. Membro da Comissão Pedagógica da Editora Casa Publicadora Brasileira e Autor da Coleção (Matemática) Interagir e Crescer do Ensino Fundamental da Casa Publicadora Brasileira.



Dra. Zulemay Hellen Velasco Ramos


Doutora e Mestra em Linguística pela IOC, MBA Executivo em Coaching  pela UCAMPROMINAS, Pós- graduações Lato Sensu: em Gestão Escolar - SENAC, Tecnologia da Educação- USP, TUTORIA EaD - UNASP, Papiloscopia- E.N, Perícia Grafotécnica e Documental- E.N, Docência do Ensino Superior- ISEPRO, Linguística Aplicada e Gramática da Língua Portuguesa - FGV. É professora, Perita Judicial, Colaboradora INEP / CEBRASPE, Instrutora de Cursos de Atualização e Capacitação de Servidores Públicos EGPA. Líder do Grupo de Educadores Google Belém- GEG Belém, Instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará SESCOOP/PA, Membro da ABED, Membro da SBP. Consultora Educacional Ucamprominas. Autora de várias publicações científicas e ganhadora de vários prêmios em Projetos Educacionais.